Estou tendo crise de ansiedade que está me atrapalhando até a trabalhar, qual médico procurar? Psicólogo ou psiquiatra?

  • Sua pergunta está errada, quando diz "qual médico" procurar, porque psicólogos não são médicos. Psicólogos fazem faculdade de Psicologia e médicos fazem faculdade de Medicina. São duas formações diferentes e com capacitação diferente. A Psiquiatria, por sua vez, é uma especialidade médica focada no estudo, diagnóstico e tratamento de transtornos psiquiátricos. Os pontos em comum entre as duas profissões são que os sintomas dos transtornos psiquiátricos são de natureza psicológica e comportamental e muitos sintomas possuem tratamentos, tanto provenientes das pesquisas em Psicologia quanto daquelas em Psiquiatria. Alguns transtornos têm tratamento preferencialmente psiquiátrico, apesar de abordagens psicológicas complementares serem úteis (por exemplo, na esquizofrenia) e outros têm tratamento preferencialmente psicológico/comportamental e a abordagem psiquiátrica é menos relevante (por exemplo, as fobias ou a maioria das manifestações dos transtornos do espectro autista). Na maioria dos casos, é interessante que haja tanto uma abordagem psiquiátrica quanto psicológica/comportamental. No entanto, para diagnosticar os transtornos e definir que tipo de tratamento é mais indicado, de modo geral os psiquiatras têm mais treinamento. De modo geral, é mais seguro inicialmente procurar um psiquiatra e este (ou esta) profissional orientará você sobre os tratamentos mais adequados a seguir: se medicamentoso, se psicoterápico ou ambos. Mas, hoje em dia, muitos psicólogos também conhecem os limites de sua capacitação técnica e indicam o acompanhamento por psiquiatras, quando necessário.

    Dr. Ivan Mario Braun
    Psicoterapia
    Psiquiatria
    São Paulo / SP
    Marcar consulta
  • Psiquiatra.

    Dr. Geonaldo Fonseca Costa
    Psiquiatria
    Salvador / BA