Doutor Responde
Login

Magnésio

Perguntas respondidas

Sobre a utilização para pessoas idosas, 70 anos ou mais, bisglicinato de Magnésio mais Cúrcuma - (dosagem individual), é bom mesmo? Pra quê?
  • A deficiência de magnésio é rara. Afeta principalmente pacientes de quimioterapia e/ou com diarreia crônica. O médico pode eventualmente recomendar a suplementação de magnésio - mas somente se for comprovado um quadro laboratorial de deficiência. Ainda não há evidências científicas sólidas ("Medicina Baseada em Evidências") de que a suplementação específica com magnésio traga benefícios para pessoas que já têm níveis sanguíneos adequados. Via de regra, um bom polivitamínico pode servir à suplementação, sem a necessidade de produtos caros e específicos.
    Quanto à cúrcuma ou açafrão da terra, é uma planta da família do gengibre. Várias espécies desta família de plantas têm sido utilizadas em Medicina Tradicional, há séculos. Nas últimas décadas, dezenas de trabalhos têm sugerido seu potencial anti-inflamatório, antioxidante e no controle do diabetes - porém a imensa maioria dos trabalhos publicados é de estudos em animais, e os poucos estudos em seres humanos costumam carecer dos adequados requisitos de pesquisa clínica. Apesar de seu promissor potencial, ainda não há evidências científicas sólidas ("Medicina Baseada em Evidências") de que a suplementação específica com cúrcuma traga benefícios comprovados à saúde.

    0
    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Dr. Claudio Pericles Cruz
    Geriatria
    Medicina de Família e Comunidade
    Jaraguá do Sul / SC
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br