Doutor Responde
Login

Cirurgia do Aparelho Digestivo - Perguntas respondidas

Cirurgia bariátrica: contras
  • A Cirurgia Bariátrica tem suas indicações estabelecidas pela SBCBM. Fora deste protocolo cada caso deve ser analisado com suas particularidades. O paciente deverá saber que após uma cirurgia bariátrica seu comportamento alimentar deverá ser mudado conforme técnica escolhida. Você está preparado para isso?

    15
    Dr. Leonardo Cláudio Orlando
    Dr. Leonardo Cláudio Orlando
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Gastroenterologia
    Ribeirão Preto / SP
    Marcar consulta
Meu IMC é de 36.3, tenho gordura no fígado grau 2, sinto muita dor no joelho, posso fazer a cirurgia de redução de estômago?
  • Boa noite, você apresenta sim alguns dos principais critérios para a cirurgia. É necessário acrescentar avaliação e acompanhamento de um médico endocrinologista, concordando com indicação de cirurgia, e a seguir você deverá ser avaliada por cirurgião e toda a equipe. A cirurgia não é obrigatória, é uma opção que existe caso você já tenha feito tratamento clínico e não tenha tido sucesso. Em geral, nesta situação que você chegou, é difícil emagrecer e se manter apenas com reeducação alimentar e remédios, mas não é impossível. E outro ponto fundamental é que a reeducação alimentar você tem que fazer de qualquer jeito, é para o resto da vida, mesmo se for para cirurgia, pois se não fizer, pode operar e emagrecer mas irá recuperar todo o peso perdido com o tempo. Procure sempre motivar-se para esse tratamento, pois depende muito de você.

    9
    Dr. Ivan Sandoval de Vasconcellos
    Dr. Ivan Sandoval de Vasconcellos
    Cirurgia Bariátrica
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    São Paulo / SP
    Solicitar agenda
Qual o procedimento cirúrgico para megaesôfago nível IV?
  • Esofagectomia Subtotal, pois nesse quadro o paciente apresenta acinesia total do esôfago, ou seja, perda total de propulsão alimentar. O esôfago está com dilatação intensa e se apoia na hemicúpula diafragmática direita, que é o chamado de dolicomegaesôfago.

    2
    Dr. Ronaldo Fernando Dias
    Dr. Ronaldo Fernando Dias
    Cirurgia Bariátrica
    Cirurgia Gastroenterológica
    Araraquara / SP
    Solicitar agenda
Tenho a próstata elevada, inclusive já usei sonda e tenho a hérnia bem elevada e preciso de operação. A pergunta é: para operar da hérnia precisaria operar da próstata primeiro?
  • Sim, para não forçar a cirurgia da hérnia.

    1
    Dr. Jorge Hudari Neto
    Dr. Jorge Hudari Neto
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Gastroenterologia
    Araraquara / SP
    Solicitar agenda
Bom dia doutor, minha amiga sofreu um acidente de carro e o médico teve que fazer uma cirurgia para retirar o baço. Ficou internada na UTI e depois foi para o quarto. Teve alta e foi para casa. Mas depois, teve febre. É normal a febre?
  • Febre nenhuma é normal, a rigor, principalmente pelo relato da cirurgia que ela fez. Seria prudente procurar assistência médica em serviço de urgência e informar ao médico atendente que ela retirou o baço. Um dado fundamental para a avaliação é saber se ela tomou as vacinas necessárias após a retirada do baço, tendo um prazo máximo de até 2 semanas da data da cirurgia para tomar todas estas vacinas. São quatro vacinas, quais sejam: anti-pneumocócica polivalente, anti-hemófilo tipo B conjugada, anti-meningocócica tipo C e anti-influenza.
    A vacina anti-pneumocócica idealmente deve ser reforçada a cada 5 anos.

    1
    Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
    Dr. Fernando Henrique Rabelo Abreu dos Santos
    Cirurgia do Aparelho Digestivo
    Cirurgia Geral
    Vila Velha / ES
    Solicitar agenda
Atenção: as informações contidas nesta página não visam substituir as orientações do seu médico. Sua pergunta será encaminhada aos especialistas do catalogo.med.br, não sendo obrigatoriamente respondida pelos profissionais listados acima.